sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tribo de Naftali

Censo. Na época da migração para o Egito, enquanto José ainda estava regendo o Egito, Naftali teve quatro filhos (Gn. 46:24; 1 Cr. 7:13). Enquanto esteve no Egito, Naftali cresceu rapidamente, e ao primeiro censo tinha 53.400 (Nm. 1:43), sendo a sexta maior tribo. O número diminuiu durante a jornada pelo deserto, e no segundo censo os haviam 45.400 homens adultos ficando em oitavo na ordem das tribos (Nm 26:50).

Posição. Naftali se posicionou ao lado norte do tabernáculo com e Aser (Nm 2:25-31).

Viajando. " Todos os que foram contados no exército de Dã foram cento e cinqüenta e sete mil e seiscentos; estes marcharão em último lugar (quarto), segundo as suas bandeiras." (Nm 2:31).

Representantes. O príncipe da tribo a Sinai era Aira filho de Enã (Nm 2:29). Entre os espias a tribo foi representada por Nabi, filho de Vofsi (Nm 13:14).

Notas interessantes. Na cerimônia de bênção e maldição, Dã e Naftali estavam no Monte Ebal, enquanto as outras tribos dos descendentes de Rachel estavam no Monte Gerizim (Dt 27:13). A tribo de Naftali não expulsou de todo os cananeus, mas recebeu o tributo deles. Baraque , de Quedes (Naftali) foi um grande herói da tribo de Naftali (Jz 4:6). Naftali respondeu à chamada de Gideão (Jz 6:35; 7:23). Quando Is-Bosete, filho de Saul ainda reinava, vieram 37.000 guerreiros de Naftali, conduzidos por 1000 capitães, para transferir o reino a Davi (1 Cr. 12:34). Depois da divisão de Israel, Naftali, que fazia parte do Reino do Norte, foi saqueado pelo rei sírio Ben-Hadade (I Rs 15:20). Naftali também foi a primeira tribo capturada pelos assírios, sob Tiglate-Pileser III (2 Rs 15:29). Isaías profetizou um dia sobre a terra de Naftali, "A Galiléia dos gentios", veria uma grande luz (Is. 9:1-7). Na terra de Naftali Jesus passou uma grande parte da Sua vida pública, a terra de Genesaré, Betsaida, Cafarnaum e Corazmn estavam todas dentro de seus limites (Mat 4:15).

A Divisão da Terra. Junto com Aser, Naftali era a tribo mais ao norte de Israel e ocupava um pedaço longo e estreito da terra - aproximadamente 74 quilômetros do norte para o sul e aproximadamente 15 quilômetros de leste para oeste. Naftali era montanhoso (Js 20:7) e muito fértil. Entre as cidades fortificadas dentro dos limites da tribo incluíram: Ramá, Hazor, Quedes, Irom, e Bete-Anate (Js 19:36-38). As três cidades dadas aos Levitas em Naftali eram Quedes (uma cidade de refúgio), Hamote Dor, e Cartã (Js 21:32).

O Homem Naftali

Heb. Naf'tali; "tenho lutado".

Gen 30:7-8 "E Bila, serva de Raquel, concebeu outra vez, e deu a Jacó o segundo filho.Então disse Raquel: Com grandes lutas tenho lutado com minha irmã; também venci; e chamou-lhe Naftali."

O sexto filho de Jacó. Naftali foi o segundo filho de Bila, a empregada de Raquel, e o irmão legítimo de Dã.

A fertilidade de Lia era uma dura prova para sua irmã estéril, Raquel Ela tinha obtido os crianças da sua serva, e assim a sua reprovação na quantidade de filhos foi removida. O nome Naftali, dado a este filho, era um monumento da sua vitória. Ela tinha ganho o favor e a bênção de Deus.

Da história pessoal de Naftali, nós não sabemos nada, até o tempo que Jacó está abençoando os doze patriarcas, o nome dele só é mencionado nas duas listas. (Gn 35:25; 46:24).


A Tradição Judaica

De acordo com Peseudo-Targumde Jônatas, Naftali era um rápido corredor. Também nos fala que ele era um dos 5 irmãos a quem José escolheu para representar a família de Jacó na presença de Faraó. É dito que morreu com 132 anos. [Testamento dos Doze Patriarcas, viii, 1,1]

0 comentarios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...