sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tribo de Benjamim

Censo. No Êxodo o número de homens de guerra na tribo está determinado em 35.400. No segundo censo em 45.600 (Nm 1:37; 26:41).

Posição. O lugar deles estava com o estandarte do acampamento de Efraim no lado oeste do tabernáculo,

Viajando. " Todos os que foram contados no exército de Efraim (Benjamim e Manassés) foram cento e oito mil e cem, segundo os seus esquadrões; e estes marcharão em terceiro lugar." (Nm 2:24).

Representantes. No Sinai, o príncipe deles foi Abidã, o filho de Gideoni (Nm 2:22). Benjamim foi representado entre os espias por Palti o filho de Rafu.

Notas interessantes. Saul, o primeiro rei de Israel, era um Benjamita, e os Benjamitas apoiaram Saul contra Davi (2 Sm 2:9, 15,; 1 Cr. 12:29). embora os Benjamitas continuaram mostrando um pouco de intranqüilidade ao longo do reinado de Davi (2 Sm. 20:1; Sl. 7), a maioria da tribo permaneceu leal para com a casa de Davi e se tornou parte do reino sul de Judá, quando Israel foi dividido em duas nações (1 Rs 12:21; Ed 4:1). Saulo de Tarso que depois foi conhecido como o apóstolo Paulo era um Benjamita (Fl. 3:5).

A Divisão de Terra. Seu limite ao norte corria para o oeste do Rio Jordão por Betel e só ao sul mais abaixo ao Sul por Bete-Horon; seu limite ocidental neste ponto é Quiriate-Jearim; sua borda meridional corria para o leste ao ponto norte do Mar Morto; e seu limite ao leste era o Rio Jordão (Js. 18:11-20). As principais cidades nesta região montanhosa, fértil eram: Jerusalém, Jericó, Betel, Gibeão, Gibeá, e Mispa (Js 18:21-28).

O Homem Benjamim. Heb. Benya-min "filho da minha mão direita ". O filho mais jovem de Jacó. A sua mãe Raquel morreu ao lhe dar à luz:

Gen 35:16-19 "E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto. E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás. E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém."

Benjamim provavelmente era o único filho de Jacó nascido na Palestina. O nascimento dele aconteceu na estrada entre Betel e Efrata (Belém), a uma distância pequena de Belém. Raquel morreu ao daer à luz, e, em seu último suspiro, ela o chamou de Benoni (o "filho de minha dor"), nome que seu pai mudou. Não se vê mais nada acerca de Benjamim até o tempo que seus irmãos entraram no Egito para comprar comida. Jacó o manteve em casa, porque ele disse, "Para que lhe não suceda, porventura, algum desastre." (Gen. 42:4). O caso da sua ida para o Egito, a taça de prata, etc., revela um forte afeto para com ele, por parte do pai e dos irmãos.

2 comentarios:

Unknown disse...

aa Meelhoor Triboo '')

Unknown disse...

aa Melhoor Triboo '')

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...