segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

JESUS LAVA OS PÉS AOS DISCÍPULOS (o que Ele nos ensina? Humildade?!)

João 13.3-10

3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,
4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.
5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?
7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.
8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.
10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.

O interessante nesta passagem é que Jesus não fala somente em humildade(pois no seu dia a dia ele já praticava a humildade; era um costume hebreu já nos tempos de Abrão o bom atendimento aos viajantes em
Gênesis 18.1 Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia.
2 Levantou ele os olhos, olhou, e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra
3 e disse: Senhor meu, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo;
4 traga-se um pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore;

Em outra passagem uma mulher
2Reis 4.10 Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali.

Também na oração do rei Salomão
1Reis 8.41-43, em ocasião da inauguração do templo ele diz o seguinte:

“41 Também ao estrangeiro, que não for do teu povo de Israel, porém vier de terras remotas, por amor do teu nome
42 (porque ouvirão do teu grande nome, e da tua mão poderosa, e do teu braço estendido), e orar, voltado para esta casa,
43 ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, e faze tudo o que o estrangeiro te pedir, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo de Israel e para saberem que esta casa, que eu edifiquei, é chamada pelo teu nome.”

Então como nós vemos o ritual do lava pés era um costume antigo e todo o povo de qualquer classe o praticava; já no novo testamento vemos Maria lavando aos pés Jesus com um perfume caro
Jo 12:3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.
Então quando Jesus lava aos pés dos discípulos ela não estava simplesmente ensinando humildade, pois este ato já era comum para todos; era como em nossos dias alguém se levantar de um assento no ônibus para uma senhora sentar ou oferecer água ou café quando alguém chega em sua casa.

Creio o ato praticado por Jesus era profético (como todos os seus atos o são) então vamos a iluminação:
>>1 O que todos os viajantes necessitam é de um bom banho(lavar aos pés), uma boa refeição e um lugar para descançar e depois seguir viagem.
>>2 Na passagem Jesus os alimenta(a ceia já tinha sido servida), lava os seus pés e os prepara para a caminhada

A Bíblia diz: que nós somos peregrinos(1Pe 2:11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma,)nesta terra, e quando vamos a casa do Senhor temos alimento, recebemos a Palavra e descansamos nas promessas de Deus e temos os nossos pés lavados por Jesus (em Sua casa Ele nos serve); e quando vamos para nossa casa nós O servimos.
VÁ A CASA DO SENHOR E DEIXE-O LAVAR OS SEUS PÉS, RECEBA DELE O ALIMENTO E O DESCANÇO PARA A SUA ALMA
E EM SUA CASA SIRVA AO SEUS (FILHOS, SEU CONJUGE, E AQUELE QUE BATE A SUA PORTA)


0 comentarios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...